sexta-feira, 8 de janeiro de 2010





Os impactos dos robôs na Educação Fundamental I e II e na Saúde Mental da Criança?



Saúde Mental com Robôs





“Não é só porque você é educador que você está autorizado a dizer certas coisas. As pessoas ficam doidas que você diga alguma coisa a elas pra que elas se apropriem e digam que foi o ele que disse, dessa forma acabamos dando ao outro um instrumento....” A medicina faz muito esse referencial do que é bom e o que não é.




Não está ali pra dar respostas mas pra ajudar a pensar.





“Quando dizemos que o tempo de aula passou e você nem sentiu significa que outras questões controlaram esse ambiente.”


Aprende que existem objetos de uso pessoal e objetos compartilhados. Esse é um desafio.




Adaptação ativa
conhecimento enriquecedor (criação)

Relação do sujeito com o objeto de uma forma enriquecedora. Ele vai conseguir criar, construir sentido.

“As vezes não estamos preparados para trabalhar nem com os normais quem dirá os outros desafios que vem a nossa frente, com o desconhecido.”

“A cultura vai fazendo com que essa criança tenha cada vez mais dificuldade de se constituir. A identidade está em crise em vários aspectos - dai vemos tanta agressividade.”

Construção da Cidadania

Cada dia percebo o quanto o mundo ficou mais dinâmico com o advento da tecnologia, as crianças ficam adulta mais rápido, tudo parece que acompanha seu ritmo, ficamos observando como tudo passa muito depressa, afinal a tecnologia vai avançado, para nós é como se queimasse as etapas, as coisas vão ficando mais rápidas mesmos, e nossas crianças, parecem que foi adicionamos mais partículas de eletricidade, elas estão mais ligadas, mais ativas, é como se as ondas eletromagnéticas envolvesse seu cérebro dando mais dinamismo as suas ações, os bancos escolares vão ficando mais estreitos, elas querem correr com o tempo, elas querem mover com a velocidade do mundo, nós como professores queremos que elas fiquem quietas, mas parecem que as ondas de eletromagnetismos nas as deixam fixas em suas carteira, o celular o relógio não avança no tempo, o professor fica inquieto, elas dizem já li, já sei tudo isso que esta me dizendo, acessei as páginas da internet, já localizei esse temas, isso também já sei, e as vezes dizemos que elas estão hiperativas, parece que tudo vai ser resolvido com outros especialistas, deixamos isso a cargos dos outros, as vezes precisamos sim da ajuda de outros profissionais, a velocidade precisa ser compreendida, as crianças ficaram mais elétricas com essa quantidade de ondas interferindo nas nossa cabeças.


“Se os números são enganoso, vai chegar o momento que não podemos menti mais. Eles vão aparecer, é um trabalho de longo prazo, é preciso muita dedicação. Avaliar para corrigir é essencial mas os números sempre vão mentir...”


Podemos trazer novos elementos, para nossa dinâmica, não faremos isso sozinhos, afinal o modelo romano de agrupar várias pessoas num mesmo lugar, pode não ser o modelo ideal para algumas praticas pedagógicas, isso deixarias os filósofos gregos de cabelos em pé, como podemos ensinar todos ao mesmo tempo, as vezes num laboratório não cabe uma prática com tantos se movendo na velocidade da luz, eles são dinâmicos mesmo.


“A criança dentro de casa é muito aprisionada, cerceada na sua criatividade, sua expressividade.”

o criança não é capaz de libertar sua capacidade de pensar, criar, apenas absorve, não exerce o pensamento e a criatividade.



Podemos nos utilizar de robôs na educação, podemos contribuir para um espaço para novos saberes, podemos experimentar conhecimentos num modelo mais prático.


Exploração da geometria, noção de espaço e tempo, cálculos, conservação da energia, respeito ao meio ambiente, aprender a conviver em equipe, exploração de inteligência múltiplas, aplicação pratica do cociente de inteligência emocional, noção de ética, filosofia, exploração dos conhecimento da biologia “como as moscas utilizam seu modelo de visão” como posso explorar a biologia com inteligência artificial e tantas coisas que passaria dias citando.

Podemos trabalhar educação mental, como crianças hiperativas, elas podem reaprender a se concentrar nas suas atividades escolares, afinal para desenvolver alguns projetos elas vão precisar de concentração, para Piaget podemos explorar o objeto do saber, construir esquemas, para vigotsky, vamos construindo interações, passando de zonas de conhecimentos avançado a cada descoberta.



Nos campo da matemática podemos aprender de vergnoud, como seus propriedade aditivas e multiplicativas, aprender mais do sujeito em situação.
Podemos desenvolver novos saberes com tanta tecnologia que são jogada dia após dia no lixo.


O que vai restar pras pessoas crianças educadas? assim é copiar, imitar, reproduzir.

“Entrega a argila e pede pra fazer um carro. Toda vez que entregar a argila a criança perguntará o que deve fazer.”


O robôs tem um impacto significativo na educação. Na saúde mental das crianças e em várias áreas do conhecimento.


Como o Lixo Eletrônico mudou a vida de muitas crianças, resolvemos o problema do lixo e a contribuímos com educação de várias crianças.

Modelo de Desenvolvimento Social e Educacional



Livro “O robô na Educação Fundamental” Liberato Ferreira da Silva

Um relato de como crianças hiperativas se tornaram alunos mais concentrados em sua atividade escolar e são monitores em matemática, como o ambiente não escolar é capaz de somar esforço para um ambiente escolar”

Fontes

Fonte Ministério da Educação e Cultura do Governo Federal
Título Sucatas viram robôs e transformam vidas
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=15

Conhecimento Opinião
Jornal Estado de Minas – Belo Horizonte edição 03/01/2010 Pagina 06

Rede super de Televisão 17/12/2009
Entrevista Educação e Cidadania


Professor de Tecnologia da Informação para Educação Básica
Colégio Izabel Hendrix

Pesquisador Tecnologia Robôs para Educação da Liber Robótica e Tecnologia

Professor Projeto Educacional Robôs para Educação
Aglomerado Pedreira Prado Lopes e Comunidade São Gabriel



Robótica na Educação
Liberato
http://www.liber.com.br/
(31) 9256 55 56

Nenhum comentário: